Google
 

quarta-feira

Estudo Bíblico: A Tentação de Jesus












“Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo, e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome” (Mt 4.1-10).

A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus.  Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás (vv.4, 7,10).  Que podemos aprender da tentação de Cristo.

Satanás é o nosso maior inimigo.  O cristão deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra poderes malignos invisíveis, porém claramente reais.



Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação.  Como usar a Palavra de Deus para vencer a tentação:
(a) Reconheça que mediante a Palavra o cristão tem poder para resistir a qualquer sedução que Satanás lhe apresente (Jo 15.3,7);
(b) Coloque (i.e., memorize) a Palavra de Deus na sua alma e mente;
(c) Medite nos versículos memorizados, de dia e de noite (Dt 6.7; Sl 1.  2; 119.48);
(d) Repita a passagem memorizada para si mesmo e para Deus, no momento em que você for tentado (vv.  4, 7,10);
(e) Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para obedecer à Palavra de Deus (Rm 8.  12-14; Gl 5.18);
(f) Envolva todos estes passos com oração (Ef 6.18).

Passagens para memorização em casos de tentação: Tentação em geral (Rm 6 e 8).  Tentação para imoralidade (Rm 13.14), mentira (Cl 3.9; Jo 8.44); mexerico (Tg 4.11), desobediência aos líderes espirituais (Hb 13.17), desânimo (Gl 6.9), medo do futuro (2 Tm 1.7), concupiscência (Mt 5.28), desejo de vingança (Mt 6.15), negligência com a Palavra de Deus (Mt 4.4), preocupação financeira (Mt 6.24-34; Fp 4.6,19).

Jesus jejuou 40 dias, e “depois teve fome”, e a seguir foi tentado por Satanás a comer.  Isto pode indicar que Cristo absteve-se de alimento, mas não de água.  Abster-se de água por 40 dias requer um milagre.  Uma vez que Cristo teve que enfrentar a tentação, como representante do homem, ele não poderia empregar nenhum outro meio para vencê-la, além do de um homem cheio do Espírito Santo.


0 comentários:

Artigos Relacionados