Google
 

quarta-feira

PROSSEGUIR ...

PROSSEGUIR...







" Esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." ( Filipenses 3:13 e 14 )

Paulo, na orientação do Espírito Santo, coloca diante de cada um de nós, o seu lema para levar a bom termo a vida cristã. O apóstolo, na qualidade de servo de Deus, aprendeu que o exercício da vida cristã exige sacrifício, paciência, perseverança e acima de tudo um coração disposto a suplantar qualquer obstáculo, para que a carreira não seja interrompida.


Paulo, em Filipenses 3:12 a 16, mostra que desde cedo aprendeu que para alimentar a esperança de glória a ser revelada a cada um de nós tinha que fazer três coisas:

A primeira: "... esquecendo-me das cousas que pra trás ficam..." ( v. 13 )

Paulo percebeu que neste caminho encontramos espinhos e sarças, manifestas muitas vezes pelos relacionamentos deformados, dificuldades da obra, oposição do inimigo de nossas almas. Por isso, o apóstolo determinou em seu coração esquecer. Esquecer é preciso ! Esquecer aquelas palavras duras, as faces não favoráveis, as conversas não edificantes, os momentos de tensão, que tem por objetivo nos impedir de continuarmos prosseguindo para o alvo.

A segunda: "... todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos..." ( v. 16 )

Para Paulo, andar de acordo com o já alcançamos, é andar sobre aquilo que recebemos, que conhecemos, que temos. É trazer sempre em nossa mente os momentos de edificação: a palavra amiga, o sorriso espontâneo, a mão estendida na hora em que somos provados. Sim, é necessário lembrar de muitas coisas que nos aconteceram na órbita do reino de Deus, que nos motiva e nos eleva, trazendo-nos a confiança e o sentimento de que vale a pena sofrer por amor a Cristo Jesus.

A terceira: "... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" ( v. 13 )

É preciso esquecer, é necessário lembrar, mas acima de tudo temos que prosseguir. Prosseguir na direção da vontade de Deus, do santo propósito Daquele que nos chamou e colocou sobre nós o seu nome, dando-nos herança eterna. O que fez de Paulo e todos os homens e mulheres cujas vidas estão espelhadas nas páginas das Escrituras Sagradas heróis da fé, homens dos quais o mundo não era digno de tê-los, é o fato de que independente de suas fragilidades, tinham a determinação de continuar prosseguindo na direção da vontade do Senhor.

É tempo de prosseguir. Prosseguir em busca da vontade de Deus em nossas vidas, em busca da santidade, da integridade, do conhecimento de Deus e de um testemunho autêntico. Que o Senhor nos abençoe neste santo propósito e que cada dia vivamos a santa, boa e prefeita vontade de Deus em Cristo Jesus para cada um de nós. Amém.

0 comentários:

Artigos Relacionados