Google
 

sábado

Quando o amor acaba ...

Quando o amor acaba ...



Muitos casais têm procurado consultórios e conselheiros em suas igrejas dizendo que o casamento vai mal, porque o amor acabou.

Mas analisando a luz da Bíblia, chegamos a conclusão que o que deve ter acabado foi a paixão, não o amor.

Para compreendermos um e outro é preciso analisar um a um, vejamos o que a Bíblia diz do amor: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; (I Co 13.4-8)”.



Já na paixão, os sentidos estão alterados pois há um forte teor emocional neste sentimento, desta forma o racional está diminuído (como suportar então?), há uma busca constante em atender os seus desejos (por isso muitas vezes se porta inconvenientemente e busca os próprios interesses) e por aí vai.

Como seres racionais fomos dotados da capacidade de raciocinar, amar e pensar, quando estamos apaixonados, possuímos o grande defeito de não pensar, apenas agir procurando satisfazer nossos desejos.

Temos um exemplo deste sentimento, quando Amnom apaixona-se por sua irmã, primeiramente faz tudo para tê-la, depois que a tem, esquece-se de tudo e arrepende-se: “Depois sentiu Amnom grande aversão por ela, pois maior era a aversão que se sentiu por ela do que o amor que lhe tivera. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te (II Sm 13.15)”.

Casamentos baseados somente na paixão, tendem a fracassar depois que esse sentimento passa, pois uma vez que é efêmero não é permanente, já o amor permanece para sempre. Casamento é portanto um estado de espírito, um planejamento, um objetivo, não uma pulsão.

Quando recebo um destes casais ou uma destas pessoas e não há motivo aparente, pergunto se seria capaz de fazer algum mal a seu cônjuge, se seria capaz de traí-lo(a), se há aversão e se não consegue deitar-se mais com esta pessoa. Mas se sente ainda grande carinho, respeito, cuidado, desejo, isso é a transição de paixão para amor e é mais que saudável. É o emocional baixando, para dar lugar a um sentimento mais estável e duradouro.

Porém têm pessoas que passam a vida toda não compreendendo este mistério e buscam incansavelmente por paixões, estão trocando de amores a todo o tempo, como se tivessem querendo viver na “crista da onda” deste sentimento. Essas são pessoas, na verdade, são incapazes de amar, não se conhecem verdadeiramente e tentam mascarar a sua incapacidade de relacionar-se com outra pessoa com sua “popularidade”.

Relacionar-se com alguém requer doação, exposição, é se abrir, deixar o outro te conhecer, ceder e as pessoas que não conseguem estabelecer esta troca, vivem superficialmente, somente na paixão até que suas necessidades sejam atendidas, depois desprezam a pessoa como foi o caso de Amnom com sua irmã.

Neste caso, a própria pessoa que deve se cuidar, reavaliar seus objetivos, seus interesses, sua capacidade de se relacionar com alguém.

Não adianta formar família e depois ver que não era bem isso que queria, só estará refletindo a sua instabilidade e imaturidade. Pior ainda se formar outra depois e não procurar curar o seu interior primeiro. Muito menos procurar no outro a cura para os seus problemas.

Família é um projeto de Deus e você vai ser cobrado por isso: “Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. (Ml 2.13-14)”.

Ao casar-se procure ver se esta é uma pessoa com quem você gostaria de passar o resto de sua vida, trata-se de um bom companheiro (leal, sincero, dedicado, trabalhador, honesto), não se case apenas por um corpo ou rosto bonito (lembre-se que a velhice acabará com isso), mas case-se porque esta é uma boa pessoa para dividir toda a vida.

Pois quando a onda da paixão passar, vai ser mais fácil transcender para o amor, devido aos bons momentos passados nesta época, mais a cumplicidade que deve ter sido adquirida, devido ao tempo de convivência. E jamais diga que o amor acabou, pois se não houver um motivo bem forte, na verdade, a existência deste sentimento vai depender muito mais de você que da outra pessoa.

“E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. Tendes enfadado ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o havemos enfadado? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo? (Ml 2.15-17)”.


0 comentários:

Artigos Relacionados