Google
 

domingo

Aprendendo a ouvir

Aprendendo a ouvir




De que modo prestamos atenção à vontade de Deus em nossas vidas? A Bíblia mostra que Deus age por meio de detalhes internos e externos de nossa existência. Portanto, como prestar atenção a Deus e à Sua ação em nosso viver?


Primeiro, fazemos da meditação bíblica uma prática regular, para nos familiarizarmos com o som da voz de Deus. A Bíblia nos conta como Deus falou ao povo no passado e como podemos esperar ouvi-Lo hoje. Portanto, pratique a meditação cristã: memorize um versículo da Bíblia e permita que ele entre em seu coração. Carregue o versículo ao longo do dia e deixe que ele afete o que você vê e ouve. Por exemplo, o versículo: “Este é o dia que o Senhor fez” (Sl 118.24) pode abrir seus olhos e ouvidos à sacralidade da vida diária e da presença de Deus “escondida bem diante dos nossos olhos”.

Segundo, ouvimos e analisamos cuidadosamente as vozes interiores que nos falam e influenciam. Por exemplo: se, de repente, eu me deparasse com a opção de mudar de emprego, meu ego poderia dizer: “Siga o dinheiro” ou “Faça aquilo que lhe traga glória”. O medo poderia dizer: “Fique onde está!”; enquanto ainda outra voz poderia dizer: “É tempo de seguir em frente”. Será que alguma dessas vozes representa o chamado de Deus?

Jamais terei certeza até que as identifique e reflita sobre a sua origem. Será que elas ecoam como o som da voz de Deus nas Escrituras? Algumas delas vêm acompanhadas de uma sensação de certeza interior?

Terceiro, comprometemo-nos a seguir a vontade de Deus para nós.

Jesus disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo” (Jo 7.17).

Isso se aplica quando buscamos discernir a Sua voz em meio às muitas vozes que ouvimos. Nós ouvimos a Deus quando abandonamos nossa teimosia e nos tornamos cada vez mais dispostos a nos entregar a Sua condução.

Esse modo de viver nos leva a viver e crescer na semelhança de Cristo em prol do mundo.

0 comentários:

Artigos Relacionados