Google
 

sexta-feira

Ministério Teatral: Técnicas Teatrais




Amados, acredito que tudo que fazemos para o Senhor é sempre o nosso melhor, por isso quero dar uma ajudinha a todos aqueles que fazem parte de algum ministério teatral nas dicas de técnicas teatrais, pois ensina um pouco de expressão e como usa-la !Espero que gostem !!


Expressão facial é a forma de passar uma mensagem ou informação sem sinal ou palavras.
Em Gênesis 1:26 – Deus fez o homem a sua imagem e semlhança e lhe dá o domínio sobre a criação.
Deus tem sentimentos, e os pôs em nós.  E para representar deve-se passar muito sentimento e emoção.  É necessário que a representação tenha vida para agradar o p&uacuteblico para que não seja algo mecânico, não só uma expressão triste, mas sim o sentimento da tristeza.  O rosto pode transmitir de maneira intensa todo o sentimento contido dentro de cada ser humano.  No entanto não deve se confundido o sentimento do personagem com o nosso.



Por isso é que devemos estudar o personagem e pensá-lo num contexto.  Confundir sua emoção com a do personagem pode acarretar danos para a sua composição.  Já que as emoções do ator podem estar em conflito com as do personagem.  Para se representar qualquer personagem, deve-se buscar os sentimentos correspondentes ao personagem, e tentar transmit&iacute-lo através da expressão corporal e facial.  Um choro de tristeza não surge do nada.  O ator precisa primeiro sentir tristeza e mostrar isso em sua expressão corporal.  Para melhor aprimoramento das expressões deve-se treinar no espelho, porque só conhecendo seu próprio rosto as expressões serão mais fáceis de fazer.

Olhos Os olhos são o centro da expressão em nosso corpo e revelam sentimentos ocultos independentemente da face.  Os olhos são o espelho da alma.  Eles conseguem dizer coisas que muitas vezes tentamos comunicar com palavras ou gestos, mas sem a mesma eficácia.

Olhos firmes e penetrantes - falam com convicção e certeza.

Olhos altivos ( Orgulho ) – um olhar de cima humilha e pisa, agride o púteblico.

Olhos caídos ( Tristeza )– um pequeno toque na sobrancelha.

Olhos bem abertos- espanto, surpresa, susto.

Olhos entreabertos - malícia, desejo, jogar com o sentimento.

Sobrancelhas sobre os olhos - ira, raiva ou duvida, a intenção do sentimento é que o move.

Lábios :Também pode atuar na expressão dos sentimentos: tristeza, dor, alegria, choro, desejo, etc.

Músculos Faciais: Usamos mais músculos do rosto para chorar e fazer cara feia do que para sorrir.  135 para sorrir, 262 para cara chorar.  Toda m&aacutescara tem um início, meio e fim, ela não entra direto no meio.  Sentimento é a chave da expressão facial.  Temos que entender o personagem para poder criar sua m&aacutescara.  Dica: imaginar meu colega como o personagem, e não como o colega.

Expressão Corporal : É a arte do movimento, da expressão, através da qual transmitimos nossos sentimentos e emoções.  Ex.  frio, calor, alegria, desespero, agonia.  Simples movimentos corporais dão idéias das emoções do personagem.  O corpo é cheio de sintomas, libera energia, frio, calor, sentimentos, desejos e é isso que traz vida para o palco.

Dicas importantes para o momento da apresentação

1) Não dar as costas para o público.

2) Usar a expressão do rosto no momento certo.

3) Trabalhe bem o seu personagem para todos saberem do que se trata.

4) Se falar, fale de maneira que todos possam entender, bem alto.  Se precisar consulte um fonoaudiólogo, ou faça aulas de dicção.  Quanto mais você se aperfeiçoar, melhor para você e o público que o irá assistir.

0 comentários:

Artigos Relacionados