Google
 

sábado

A história não contada do Navio Titanic

TITANIC

O Titanic, foi o primeiro transatlântico com duplo casco. Possuia 16 compartimentos bem selados. Pesava 42.000 toneladas. Medía 300 metros de largura.

Era o mais luxuoso do mundo – Sua passagem de primeira classe custava quase 1 milhão de reais em dias atuais, com piscinas cobertas, academias, jardins,hidromassagens e etc. Também era a maior estrutura jamais fabricada pelo homem e se havia concluído em 31 de maio de 1912.
O Titanic era o orgulho da humanidade, e seu engenheiro declarou : “ Este transatlântico está equipado com 16 compartimentos bem selados e possui um duplo casco, nunca se conseguiu algo semelhante é impossível afundar....Nem Deus poderá afundá-lo!

Em quarta- feira 10 de abril de 1912 zarpava de Southampton ( Inglaterra) com destino a Nova York .Na manhã de domingo 14 de abril, o Titanic já havia atravessado a metade do Atlântico. Horas depois, de Califórnia, um navio a vapor que passava perto os avisaram por rádio a Titanic que havia icebergs no caminho e que a navegação se havia tornado muito perigosa. Porém o capitão de Titanic, E. J Smith, não ordenou a reduzir a velocidade, pois teria ordens expressas, deveria bater o recorde de tempo de navegação.

23:40 hs: Uma montanha de gelo foi avistada a menos de 500 metros: “ Iceberg perto a proa!” gritou o vigia Freed Fleet. O primeiro oficial, W.M. Murdoch, reagiu e mandou dar marcha ré e virar o bombordo, porém já era tarde. A velocidade que ia Titanic necessitava mais de 500 metros para girar e mais de 1500 para freiar. O iceberg bateu na proa abrindo uma brecha de quase 100 metros de largura. Seis dos 16 famosos compartimentos selados, se inundaram imediatamente e fez com que a proa se afundasse quatro metros.

23:55 hs: O capitão Smith é notificado a gravidade dos danos, e ordena ao operador do rádio que imediatamente inicie a chamada de auxílio. Toda a tripulação capacitada trabalha desesperadamente procurando deter a entrada de água no barco.

00:25 hs: Passado 30 minutos de esforços, não se podia freiar a inundação de compartimentos por compartimentos. Em rádio, intensifica a chamada de auxílio, O capitão da a ordem que os botes salva vidas sejam descobertos e carregados com passageiros e tripulação, para evacuar o Titanic: Mulheres e crianças primeiro! Foi a ordem

O Titanic teria 2.227 pessoas a bordo, mas havia botes salva vidas apenas para 1.178...1.049 pessoas já estavam condenadas a uma morte certa....O pânico se apodera entre as pessoas.

00:45 hs: O primeiro bote salva vidas cai na água, cada bote tem capacidade para 65 pessoas. Mas aterrorizadas pelo pânico, as pessoas fez com que o primeiro bote só com 28 pessoas a bordo. E assim foram partindo os seguintes botes de maneira atropelada sem chegar em sua real capacidade. Um bote se precipita a água dando volta e desastrosamente atropelando muita gente, o oficial Lowe se viu obrigado a disparar três tiros de advertência para conter a gritaria.

00:55 hs: Phillips, o operador de rádio que não havia cessado em nenhum momento de transmitir o constante chamado de auxílio, entra em desesperação enviando mensagens como:
“ Nós estamos afundando rápido” e “ Não poderemos durar mais”. Os foguetes e sinalizadores já começam a ser lançados , um atrás de outros, com esperança de ser visto em a noite por algum outro navio.

01:30 hs: A proa esta sobrecarregada por quase três mil toneladas de água, que havia entrado desde o impacto. A água vai passando de um compartimento a outro, em razão de 125 toneladas por minuto. Todos os barcos salva vidas já haviam partido e se afastavam rapidamente com só 699 pessoas a bordo....1528 pessoas foram abandonadas no Titanic.

02:10 hs: O Titanic já se faz inclinado 45 graus . Toda a proa já esta em baixo da água, e só a popa a está voltada para cima. Muitas pessoas se jogam as águas geladas. As demais se amontoam na popa. A estrutura já está começando a dobrar-se pouco a pouco . De repente ....um estrondo anuncia que o barco se havia rachado pela metade.

02:20 hs: O casco do Titanic sede e parte-se em dois. Depois de uns dez minutos suspendidos verticalmente, o navio, rapidamente se afunda por completos. Outros 10 minutos mais tarde a proa chega ao fundo do oceano.

02:35 hs: Havendo cessado a sucção de produzir que Titanic se afundasse, alguns botes salva vidas regressão para resgatar os sobreviventes que pudiam ter ficado. Porém das 1528 pessoas que caiaram nas geladas águas, só 6 foram resgatadas com vida, as outras 1.522 pessoas haviam perdido sua vida.

Toda essa informação foi publicada em todos os jornais, e transmitidas pelas rádios do mundo inteiro. Porém nessa noite, houve outras histórias:
Na cobertura os músicos tocavam musica tentando minimizar o pânico das pessoas.
Os passageiros de 2ª e 3ª classe foram presos com cadeados nas partes baixas do barco para dar prioridade de salvar os passageiros da 1ª classe.

O capitão Smith se negou a abandonar o Titanic e se afundou junto com ele.
Houve muitas outras, porém uma história que não foi dada em conta pela impensa, nem pela rádio.

É a história de um homem escocês, um cristão chamado John Harper. Este homem de Deus se dirigia a Igreja Moody, em Chicago, onde havia sido convidado a pregar durante três meses.
Sobreviventes testificaram que viram a John Harper gritando: “ Deixem que as mulheres , as crianças e os que não são salvos ainda, embarcarem nos botes salva vidas! “

Outros relataram que Harper tirou seu próprio colete salva vidas e deu a outro homem . “ Não se preocupe por mim,” disse “ Eu não estou indo para baixo, estou indo para cima”.
Quando o Titanic se havia afundado , um homem das 6 pessoas que foram resgatadas das águas, declarou que havia se segurado em um dos restos de madeira de uma mobília do navio, pode ver a Harper lutando entre as geladas ondas e que ao ver a ele, lhe grito desde as águas : Você é salvo?... Você é salvo? … Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo !

De repente a fúria do mar nos havia separado e eu o perdi de vista. Mas ao pouco volto a ver saindo entre as ondas, porém quase congelado e com suas ultimas forças grita novamente :
“ Você é salvo? ... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo !
Então viu desaparecer-se debaixo das ondas pela ultima vez.
Este homem ficou impactado, pela atitude de Jonh Harper, de maneira que assim mesmo flutuando sobre o monte de madeira entregou a sua vida a Jesus Cristo.Que história ! Eu havia me perguntando… Que faria eu em uma situação assim ?

Bom ….eu pensava que este é um caso muito especial, a situação era terminal, então valeria uma atitude semelhante.Mas, meditando nessa história, de repente me dei conta de que, na realidade, todos nós cristãos estamos vivendo está mesma situação e este mesmo momento.
É que esse mundo é um Titanic gigante !, e sua soberba avança toda maquina cada vez mais rápido, crendo que pode levar tudo por diante e que nem Deus poderá deter ! Como o Titanic, se adentrado em águas perigosas. E este grande Titanic , já se está afundando, de um momento a outro vai se partir em dois e se afundará sem voltas irremediavelmente.Estamos em alerta vermelhos! A situação é desesperante, muita gente ali se foi em águas geladas para sempre !
Harper teria claro ao menos, 3 coisas:
1) Quem era ( Um filho de Deus)
2) Sua condição ( Já salvo)
3) Sua Responsabilidade ( a grande
comissão)

Creio que muito cristão só tem claros os 2 primeiros pontos, mas o 3º , “ A grande comissão” em Mateus 28:19 “ Por tanto, vão e façam discúpulos de todas as nações” é certo que cada um de nós, foi nos dado diversos dons diferentes. Talvez esteja pensando: “ Bom , eu não tenho dom para pregar …” Mas a grande comissão que nos deixou o Senhor Jesus , não é uma sugestão e sim uma ordem. E não foi dada a alguns, se não a todos os cristãos.
Em 1 Coríntios 9:16, Paulo dizia de si mesmo:
"Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! "

“Ai de mim que não prego o evangelho” Em 2 Timoteo 4: 1-2 e 5 Paulo nos exorta:
Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

0 comentários:

Artigos Relacionados