Seja uma pessoa emocionalmente saudável ou não, no íntimo de seu coração ela abriga sonhos e desejos. O modo como a auto-estima de um individuo é edificada determina se todos os sonhos e desejos que ele possa ter ou pelo menos alguns deles, se realizarão ou não.
Tantas pessoas têm a sua auto-estima tão massacrada pelo diabo que nem mesmo acreditam que possam sonhar, quanto mais vê-los realizados.
O profeta Ezequiel registrou a profecia onde Deus diz que faria uma aliança com o homem pela qual este receberia um novo coração, um novo espírito, e teria as Suas palavras inscritas no coração e na mente. Além de receber o próprio Espírito de Deus para ajudá-lo a andar no centro da Sua vontade.
O apóstolo Paulo disse que ninguém jamais ouviu, viu ou percebeu as coisas que Deus tem preparadas para aqueles que o amam. Mas, para estes que O amam, Deus as tem revelado por meio do Seu Espírito, que fez habitar neles.
Quando Deus disse, por meio de Isaías, que o ímpio deveria abandonar o seu caminho e o homem mau os seus pensamentos e voltar-se para Ele, enfatizou que os Seus caminhos e os Seus pensamentos eram mais altos que os dele. A idéia de Deus era elevar o nível de vida medíocre do homem para o Seu próprio estilo de vida. Isso aconteceria por meio de mudar de caminho e de pensamento.
O caminho do homem é traçado pelo projeto que há nos seus pensamentos. O homem age em harmonia com tudo o que se passa dentro de sua mente. Mas aí, Paulo chega ao contexto da nossa história pra dizer, dentre outras coisas, que nós temos a mente de Cristo.
Ou seja, aliando isso à renovação da nossa mente por meio da Palavra, seremos capazes de pensar aqueles pensamentos altos e, por conseguinte, andar naqueles caminhos altos com o Senhor, onde as corsas correm de forma altaneira. Poderemos voar alto com asas como as águias.
A Bíblia diz que éramos, por natureza, filhos da ira, filhos do diabo e, por isso, lhe obedecíamos tão facilmente e éramos tão duramente oprimidos. O resultado disso era uma alma ferida e cheia de cicatrizes, uma auto-estima extremamente derrotada.
Quando Pedro escreveu a sua primeira carta ele disse que, por meio da nossa obediência à Palavra, teríamos a nossa mente purificada e estaríamos livres para andarmos em amor fraternal. Ele fala que fomos regenerados pela Palavra. Agora, com um novo espírito e com a mente de Cristo junto com uma mente renovada pela palavra e purificada pela nossa própria obediência, poderemos experimentar da vontade de Deus a qual é boa, agradável e perfeita.
Constrangidos pelo amor de Deus que fora derramado em nosso coração pelo Espírito que veio habitar em nós, somos estimulados a viver uma vida de gratidão e dedicação a Ele e, dessa forma, sermos ensinados a ver a vida pelos olhos daquele para quem nada é impossível.
0 comentários:
Postar um comentário